cs 1.6 como criar sons wav

explicando como fazer = ) crie o seu manual...
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mestre
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cs 1.6 como criar sons wav

Mensagem por mestre »

O cs é tão antigo que quando foi criado ainda nao existia mp3, então a base do jogo é feita no antigo som wave ou .wav, so que na hora de colocar o trem para funcionar ta umas dores de cabeça :|

Então os sons que voces vem que tocam seguidamente no cs quando o player vai fazendo os kills são feitos desta maneira, maneira esta que foi muito pouco falada com o tempo e esta é a razão para ainda hoje termos tao poucos sons por ai rolando na internet, porque muitos nao funcionam dentro do jogo.

Utilize estas especificações para o seu novo som wav:

Código: Selecionar todos

> - 22.050 KHz
> - 16 Bits
> - Mono

frequência: 22khz ou 22.000Hz
tamanho dos dados: 16bit
canais: mono

Exemplo de um som original do cs wolf(lobo):
[informações do programa Wavesaur]

Código: Selecionar todos

Frequency:		11025Hz
Bits per sample: 8
Format: PCM
No loop points
No marker points
No automation points
11.025 Hz; 
8 Bit; 
Mono
Percebam que com as informações acima que é possível adicionar 3 tipos de atributos em um arquivo de som, e um deles é o loop infinito, esta é a razão para a qual algumas musicas tocam sem parar dentro do counter-strike, com o programa Wavosaur.1.6 voce vai conseguir adicionar esta informação no seu som.


Como testar arquivos .wav que voce acabou de fazer para ver se vai tocar no seu serve, abra o jogo localmente e entre em qualquer mapa e use o comando ?

para responder esta pergunta utilize os comandos no seu console :

Código: Selecionar todos

spk ambience/wolfhowl01
spk ambience/wolfhowl02
ambience = pasta ou caminho
wolfhow01 = nome do som wav sem a extensão

ja para arquivos em mp3 eu nao consegui executar no local server sem nenhum tipo de addons
com o comando:

Código: Selecionar todos

mp3 play 
se alguem souber como fazer isto, gostaria de aprender


CODEC do programa acid pro 4:
ADPCM -> erro Microsoft PCM format only
IMA -> erro Microsoft PCM format only
GSM -> erro Microsoft PCM format only
CCITT_u -> erro Microsoft PCM format only
CCITT_a -> erro Microsoft PCM format only
PCM -> toca normal.

na hora de salvar o arquivo utilize o CODEC PCM para o seu wav, se voce utilizar algum outro ele nao vai tocar no seu servidor, lembrando que com PCM o arquvio nao vai ficar tao pequeno como voce gostaria, mas com aquelas especificações la de cima pelo menos vai funcionar

perguntas ? :c30.:

editado
adicionando mais uma informação, o arquivo de som pode ficar na frequência mais baixa que funciona acabei de testar aqui

Código: Selecionar todos

8.000 KHz
ou
8Hz
não é recomendado que 1 arquivo de som de alguns segundos ultrapasse 200kb de tamanho, o ideal é no máximo 50kb para não sobrecarregar seu servidor para aqueles que vao entrar e o som ficar mais leve no jogo, agora não me pergunte como a valve consegui musica muitos pequenas como qualidade alta :c29.:
Imagem